O Balão Intragástrico é um método transitório e uma das formas de tratamento do sobrepeso e obesidade, sendo uma alternativa segura e eficaz aos tratamentos medicamentosos e/ou cirúrgicos.
No Brasil existem 2 opções de implante do balão gástrico: o balão deglutível e o balão por endoscopia.
O Balão Deglutível
Como o nome já diz, consiste em um balão que é semelhante a uma cápsula de medicamento onde o paciente irá deglutir com auxílio de água. Após sua deglutição é realizada uma radiografia do abdome do paciente e inflado o balão com aproximadamente 400 ml de solução salina (soro fisiológico).
O Balão por Endoscopia
É realizado através de um procedimento endoscópico, minimamente invasivo e realizado sob sedação ou anestesia geral (em pacientes com obesidade mais grave). Durante o procedimento o balão é insuflado com aproximadamente 500 ml de solução salina.
O Balão Intragástrico ocupa parte do espaço no estômago gerando assim uma saciedade precoce e um esvaziamento gástrico lentificado consequentemente auxiliando o paciente a ingerir menos alimentos.
Período de tratamento
O período de tratamento varia com o tipo de balão, de 4 meses a 1 ano.
O sucesso do tratamento a longo prazo está relacionado com a mudança comportamental e de estilo de vida do paciente. É fundamental a adoção de novos hábitos alimentares e incorporar a prática regular de atividades físicas em sua rotina.
Indicações para colocação do balão:
Este método é recomendado para:
- Indivíduos com super-obesidade (IMC acima de 50 kg/m²) que apresentam elevado risco cirúrgico devido a condições como diabetes, hipertensão e apneia do sono, e que precisam de uma redução de peso prévia à cirurgia bariátrica.
- Pacientes com sobrepeso ou obesidade que não possuem indicação cirúrgica ou que optam por não se submeter à cirurgia.
Contraindicações para colocação do balão:
- Refluxo esofágico grave, hérnia hiatal de grandes proporções, estenose ou divertículo esofágico, ou lesões com potencial de sangramento, como varizes e angiodisplasias.
- Histórico de cirurgia gástrica.
- Doenças inflamatórias intestinais.
- Uso contínuo de anti-inflamatórios, anticoagulantes
- Uso abusivo de álcool ou substâncias ilícitas.
- Distúrbios psicológicos graves.
Benefícios:
— Segurança: independente dos dois tipos de balão ambos são procedimentos extremamente seguros e minimamente invasivos
— Eficaz para Perda de Peso: estudos indicam que pacientes podem perder, em média, entre 10% a 25% do peso corporal total durante o período em que o balão permanece no estômago.